filming architecture em lisboa
5 a 10 de dezembro 2016

programação

INTRODUÇÃO

filming architecture vai a Lisboa, Portugal, em dezembro! O workshop itinerante de representação e narrativas cinematográficas de arquitetura é desenvolvido em parceria com instituições e escolas para documentação de edifícios modernos pelo mundo. Como produto final dessa atividade, estudantes produzirão um curta metragem filmado no Museu dos Coches, projetado por Paulo Mendes da Rocha com Ricardo Bak Gordon. Participantes entrarão em contato com técnicas básicas de filmagem digital, com foco especial em representação.

O workshop é destinado para arquitetos, estudantes de arquitetura e assuntos análogos (artes visuais, cinema, design etc), com interesses variados incluindo fotografia, cinematografia (direção, edição, camera), cenografia, teatro, dança, atuação, engenharia de som (gravação, mixagem), composição musical, produção, criação literária, crítica e história da arquitetura, desenho entre outros.

Todas as atividades serão desenvolvidas no Museu dos Coches em Lisboa, Portugal.

Idioma: Inglês e Português.

ATIVIDADES

“Arquitetura como Narrativa” é o módulo teórico que analisará a arquitetura moderna por meio de seu carácter narrativo. O próprio projeto é tratado como discurso textual. A arquitetura brasileira serve aqui como objeto de estudos para questões fundamentais desse módulo, especificamente, olhando para a obra de Paulo Mendes da Rocha – com sua ideia eminentemente política que “a arquitetura é um discurso do ser humano sobre ele mesmo”. Essa relação entre narrativa e arquitetura acaba por revelar aproximações conceituais entre a construção de um roteiro e o desenvolvimento de um projeto arquitetônico.

“Filming Architecture” é o módulo prático de produção de um filme curta metragem de aproximadamente 3 minutos de duração (em um edifício local paradigmático da arquitetura moderna, no caso, o Museu dos Coches em Lisboa). O filme será incluído nos arquivos do projeto – desenvolvido com instituições e escolas pelo mundo. Durante o processo, os estudantes entrarão em contato com conceitos básicos de elaboração de roteiro, fotografia e cinematografia digital, direção de arte, direção, atuação e pós-produção; além de também a aprender a operar equipamentos básicos de filmagem, como mini-gruas. O filme pretende tratar a arquitetura como personagem narrativa, com o papel central no roteiro.

VALORES E TERMOS

€390,- por pessoa. Pagamento será solicitado pela plataforma PayPal após a inscrição.

20 vagas, inscrições até dia 25/11/2016 (turma mínima de 10 pessoas).

Acomodação, transporte e passagens aéreas e refeições não estão inclusas nos valores do workshop. Em caso de cancelamento do workshop pela organização, a taxa de inscrição será devolvida. Despesas com acomodação, transporte e outras não serão reembolsadas.


CALENDÁRIO

  • 10h30 – Introdução sobre o curso e sobre Filming Architecture

  • 11h00-12h30 – Narrativa como arquitetura, arquitetura como narrativa . Gabriel Kogan

  • 12h30-14h00 – Intervalo de Almoço

  • 14h00-15h30 – Fotografia de Arquitetura Pedro Kok

  • 16h00-18h30 – Workshop de Roteiro

  • 10h30-12h30 – Movimento dentro da arquitetura

  • 12h30-14h00 – Intervalo de Almoço

  • 14h00-15h30 – A Arquitetura de Paulo Mendes da Rocha. Gabriel Kogan

  • 15h30-18h30 – Workshop de roteiro e filmagem

  • 10h30-12h30 – Workshop de filmagem

  • 12h30-14h00 – Intervalo de Almoço

  • 14h00-18h30 – Workshop de filmagem

  • 10h30-12h30 – Workshop de filmagem

  • 12h30-14h00 – Intervalo de Almoço

  • 14h00-18h30 – Workshop de filmagem

  • 10h30-12h30 – Pós-produção e edição
  • 12h30-14h00 – Almoço
  • 14h00-18h30 – Pós-produção e edição
Exibição pública do filme

organizers

Pedro Kok

Fotógrafo (http://www.pedrokok.com/), trabalha com fotografia e videografia de arquitetura. graduado pela FAU-USP. mestre em artes plásticas pela Hogeschool Voor de Kunsten Utrecht (Países Baixos) em 2011. contribui regularmente para publicações impressas e eletrônicas de arquitetura, museus e exibições no brasil e exterior.

Gabriel Kogan

Arquiteto e editor, formado pela FAU-USP e mestre pelo Unesco-IHE (Países Baixos). Palestrante convidado da Politécnico de Milão. Já colaborou com a Folha de S.Paulo, Revista Bamboo e A+U (Japão). Trabalhou no Studio MK27 (2007-2015) e fundou, em 2015, o instituto Centro Pesquisas Urbanas, onde edita a Revista Centro.

Priscyla Gomes

Curadora e pesquisadora formada pela FAU-USP. trabalha no núcleo de pesquisa e curadoria do Instituto Tomie Ohtake (São Paulo). integrou o júri do II & III Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel. Curou exposições como Nós Entre os Oxtremos (2015) e V Mostra 3M de Arte Digital (2014).

Inscrição

filming architecture em lisboa está aberto para inscrições. Por favor, preencha o seguinte formulário e entraremos em contato com detalhes.

Para outras solicitações, entre em contato através do e-mail: workshop@filmingarchitecture.com.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Eu sou

Escola / Organização

Cidade

País

Mensagem

Digite o código de quatro caracteres:
captcha